10 ANOS DO MUSEU DO UNIVERSO


Criado em 1970, o Planetário da cidade do Rio de Janeiro se expandiu no dia 2 de setembro de 1998, com a inauguração do Museu do Universo. Para comemorar esta primeira década, a instituição oferecerá, de 3 a 5 , uma série de atividades gratuitas ao público.

Atualmente, o Museu do Universo conta com a cúpula Carl Zeiss, que abriga o planetário modelo Universarium , 56 experimentos interativos no térreo e quatro telescópios no terraço da instituição. Nos andares intermediários, há um mezanino para exposições temporárias, um auditório, uma biblioteca, além de salas para oficinas e cursos. Para o conforto dos visitantes, ainda são oferecidos um estacionamento gratuito e uma ampla área verde destinada à recreação das crianças.

Confira abaixo a programação comemorativa:

· Dia 3, quarta-feira

19h – Mesa-redonda com o painel “Etnoastronomia e Arqueoastronomia no Brasil – Panorama, Desafios e Perspectivas”. Pesquisadores nacionais, com larga experiência no estudo dos saberes indígenas sobre as relações céu-Terra, falarão sobre os seus trabalhos, as dificuldades e as perspectivas que se apresentam para esta jovem área de pesquisa no Brasil.

Participantes: Dr. Márcio D´Olne Campos (UNIRIO/MAST), Dra. Priscila Faulhaber (MAST/Museu Goeldi) e Dr. Luiz Carlos Borges (MAST/UNIRIO).

Moderador: Rundsthen Vasques de Nader (Observatório do Valongo/UFRJ).

20h30 – Inauguração da exposição “Filhos do Sol, Filhos da Lua – o céu e o tempo para os povos nativos das Américas”. Como culturas antigas e modernas percebem os objetos celestes e os integram em sua visão de mundo? Esta exposição tem como objetivo levar ao público uma pequena amostra dos saberes e da engenhosidade de alguns povos nativos americanos, especialmente, no que se refere à diversidade de maneiras.

· Dia 4, quinta-feira

19h30 – Palestra “Antigos Observatórios: Novas evidências do Peru e Reino Unido”, com o Dr. Clive Ruggles, professor emérito de Arqueoastronomia da University of Leicester, que apresentará os resultados de suas pesquisas em dois dos principais sítios arqueológicos internacionais: Chankillo, no Peru, e Stonehenge, no Reino Unido.

· Dia 5, sexta-feira

9h – Comemoração do Dia da Independência com a participação de 21 escolas municipais da 2ª Coordenadoria Regional de Educação. Haverá o hasteamento da Bandeira Nacional e os hinos Brasileiro, da Independência e da Cidade do Rio de Janeiro serão executados pela Banda da Guarda Municipal.

14h – Inauguração das cartas celestes da instituição, localizadas na entrada do Museu do Universo, com a presença de escolas municipais da 2ª CRE, da Banda da Guarda Municipal e do Coral Guarani de Paraty Mirim.


Observações:

– As palestras terão tradução simultânea.
– Com exceção do último dia, haverá sempre distribuição de senhas uma hora antes (ou seja, de 4ª a 5ª , a partir das 18h)
– Caso as condições meteorológicas não estejam favoráveis, a cerimônia do Dia da Independência será cancelada.

Comentários

A partir de amanhã, por volta das 19 hs, vamos começar a transmitir
as comemorações dos 10 Anos do Museu do Universo ao vivo diretamente
daqui da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro.
O endereço é esse abaixo (por favor divulguem):

mms://200.20.82.246/planetario

A programação prevê palestras e mesas redondas de 2 a 4 (terça a
quinta) sempre as 19hs.
Esse convite é apenas para aqueles que não vão poder vir mesmo. Os
colegas do Rio e adjacências estão convocados (intimados) a nos dar o
prazer da presença e comemorar com a gente.

Postagens mais visitadas