Planetário realiza palestra sobre “40 Anos da corrida à Lua"

Sábado, 4 de julho de 2009





Planetário realiza palestra sobre “40 Anos da corrida à Lua”


O homem realmente pisou na Lua ou foi apenas uma farsa? Se pisou, por que nunca mais voltou nela? Para responder estas e outras questões sobre a corrida especial, a Fundação Planetário da Cidade do Rio Janeiro promove, no dia 8 de julho, a palestra 40 Anos da corrida à Lua, a partir das 20h, com astrônomo Naelton de Araújo.

A entrada é gratuita. No mês em que se completa os 40 anos de um dos maiores feitos da tecnologia humana – o pouso do primeiro homem na Lua no dia 20 de julho de 1969 – o astrônomo vai responder, por exemplo, o por quê de os americanos nunca mais terem mandado o homem ao satélite natural da Terra e por que os soviéticos nunca enviaram uma missão tripulada a ele. Para o palestrante é importante resgatar o clima de pioneirismo que a época inicial da corrida espacial trouxe e que se repete atualmente.

“À beira de uma nova corrida espacial - dessa vez com a Índia, China e os países europeus no lugar da antiga União Soviética - é interessante relembrar o feito americano e resgatar aquele clima de pioneirismo e aventura. E é isso que a palestra propõe ao público”, afirma Naelton. Voltada para pessoas de todas as idades, a palestra 40 anos da corrida à Lua vai ser realizada somente no dia 8 de julho (próxima quarta-feira), às 20h, na Cúpula Carl Sagan, no Planetário da Gávea, com capacidade para 260 lugares.

Durante todo o ano de 2009, a Fundação Planetário vai realizar palestras em comemoração ao Ano Internacional da Astronomia. Para acompanhar as novidades do Planetário, siga o twitter: www.twitter.com/planetariodorio.

A Fundação Planetário fica na Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100 – Gávea. Informações pelo telefone 2274-0046.

Comentários

Postagens mais visitadas