PLANETÁRIO PROMOVE PALESTRAS INTERNACIONAIS COM TRADUÇÃO SIMULTÂNEA E TRANSMISSÃO AO VIVO PELA INTERNET



A Fundação Planetário da cidade do Rio de Janeiro vai promover, nos dias 5, 7 e 12 de agosto, três palestras com representantes de universidades e observatórios dos EUA, Itália e França, no Planetário da Gávea. Com entrada franca, as palestras serão paralelas ao evento mais importante do ano para a ciência astronômica – a XXVII Assembleia Geral da IAU (International Astronomical Union).

Seguindo a programação de comemorações do Ano Internacional da Astronomia e da Assembleia Geral da IAU, o Planetário continua organizando eventos sempre com o objetivo de difundir a astronomia e ciências afins e promover a inclusão de todos os setores da sociedade. 

O evento contará com os palestrantes Jim Bell, representante da Universidade de Cornell, de Nova Iorque (EUA), Franco Pacini, representante da Universidade de Firenze, Florença (Itália) e da Françoise Combes, astrônoma do Observatório de Paris, na França.

Com tradução simultânea e transmissão ao vivo pela internet em todas as palestras, os conferencistas irão desenvolver temas como o Nascimento e vida das galáxias, envolverão o público na história da astronomia do tempo de Galileu até hoje em dia, e os levarão a um ‘passeio’ por Marte nos rovers da Nasa. 

As palestras acontecerão na cúpula Carl Sagan, do Planetário da Gávea, com capacidade para 260 lugares. Para participar, os interessados deverão retirar sua senha na recepção. As senhas começarão a ser distribuídas uma hora antes de cada palestra. 

Para acompanhar as palestras pela internet, basta acessar o endereçomms://200.20.82.246/planetario. É recomendado o uso do aplicativo Windows Media Player. 

O Ano Internacional da Astronomia foi instituído pela UNESCO, a agência líder nas comemorações, e a União Astronômica Internacional (IAU). O objetivo é comemorar os quatro séculos desde as primeiras observações telescópicas do céu feitas por Galileu Galilei. As atividades desta celebração mundial contam com a contribuição de 99 nações e 14 organizações. Com o tema "O Universo para você descobrir", "o Ano" quer estimular o interesse, especialmente do público jovem, sobre os temas da Astronomia e da ciência em geral. 

Durante todo o ano de 2009, a Fundação Planetário vai realizar palestras em comemoração ao Ano Internacional da Astronomia. Para acompanhar as novidades do Planetário, siga o twitter: www.twitter.com/planetariodorio

A Fundação Planetário fica na Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100 – Gávea. Informações pelo telefone 2274-0046. 

Confira as datas e temas das palestras: 
5 de agosto – 19h30: Cartões Postais de Marte: As Aventuras Continuadas dos Rovers de Marte, Spirit e Opportunity, com o palestrante Jim Bell (Universidade de Cornell) 

7 de agosto
 – 18 horas: De Galileu à astronomia de hoje, com o palestrante Franco Pacini (Universidade de Firenze) 

12 de agosto
 – 19h30: Nascimento e vida das galáxias, com a palestrante Françoise Combes (astrônoma do Observatório de Paris). 

Comentários

Postagens mais visitadas