40 ANOS DE CORRIDA À LUA - NO CARJ

Há 40 anos, em julho de 1969, o homem pisava, pela primeira vez, na Lua, coroando com êxito a promessa feita pelo presidente americano John F. Kennedy em seu discurso de 25 de maio de 1961, de por um homem na superfície de nosso satélite até o final da década.

Essa reação americana foi uma resposta ao primeiro satélite artificial do nosso planeta, o Sputnik, lançado em outubro de 1957, cerca de 4 anos antes, e que deu início a uma competição acirrada entre EUA e URSS e que ficou conhecida como Guerra Fria, um período, embora tenso, de grande desenvolvimento tecnológico.

Para nos falar sobre os 40 anos de um dos maiores feitos da tecnologia humana, o pouso do primeiro homem na Lua, convidamos o astrônomo Naelton Mendes de Araújo da Fundação Planetário da Cidade do RJ, que irá nos esclarecer, por exemplo, o por quê dos americanos nunca mais terem mandado o homem ao satélite natural da Terra e por quê os soviéticos nunca enviaram uma missão tripulada a ele.

Mas o homem realmente pisou na Lua ou foi apenas uma farsa, como acreditam alguns ? Se pisou, por que nunca mais voltou nela ?

Para o palestrante é importante resgatar o clima de pioneirismo e aventura que o início da corrida espacial trouxe e que se repete atualmente. À beira de uma nova corrida espacial- dessa vez com a Índia, China e os países europeus no lugar da antiga União Soviética- é interessante relembrar o feito americano e resgatar aquele clima. E é isso que a palestra  propõe ao público e associados.

Também teremos a apresentação multimídia do "O Céu do Mês- dezembro" por José Julio Nogueira, Diretor de Observações, e outras informações interessantes sobre Astronomia. 

                                                                                                A Diretoria.
DATA:       25 de novembro de 2009 (quarta-feira)
LOCAL:    auditório da FAPERJ
                    Av. Erasmo Braga 118 – 6º andar
                    Centro                            
HORA:   19,00 h

CLUBE DE ASTRONOMIA DO RIO DE JANEIRO

CAIXA POSTAL 65090 - CEP 20072-970-RIO DE JANEIRO-RJ


Comentários

Postagens mais visitadas