O DIA ONLINE - RIO - Persitência, o segredo da vencedora da Olimpíada

Histórias valem a pena contar:

O DIA ONLINE - RIO - Persistência, o segredo da vencedora da Olimpíada





Campeã de Astronomia é aluna de Caxias e estudou só pelos fascículos de O DIA

POR BRUNA TALARICO
Rio - Depois de passar os últimos dois meses no mundo da Lua, a estudante do 2º ano do Ensino Médio Ana Luiza Santos Martins, 22 anos, vai viajar para o lar, doce lar dos astronautas mais badalados da Terra. A grande vencedora das Olimpíadas de Astronomia — parceria da Secretaria Estadual de Educação com O DIA, a Fundação Planetário e o Consulado dos Estados Unidos — embarca nas férias de julho para a Flórida, onde conhecerá os bastidores da Nasa.
>>> FOTOGALERIA: Confira imagens da cerimônia de premiação da Olimpíada

Disputaram 466 alunos da rede estadual. Para a segunda etapa, apenas 187 foram classificados e, dos 40 semifinalistas, só cinco chegaram à sabatina final, realizada na tarde de ontem no Planetário da Gávea. Ana Luiza, a única mulher entre os finalistas, foi também a única que não contou com um computador, e superou, com sucesso, interrupções nos estudos por duas gestações precoces.
Foto: Fernando Souza  / Agência O Dia
Ana Luiza Santos Martins, 22 anos, é a grande vencedora | Foto: Fernando Souza / Agência O Dia
“Sempre fui esforçada! Mesmo parando de ir à escola para cuidar das minhas filhas, fazia questão de colocar como meta a volta para o colégio. Quero ser um modelo para elas”, explicou Ana, casada com um funcionário de empresa de ônibus e mãe de Beatriz, 3, e Gabriela, 5. Hoje aluna do 2º ano do C. E. Guadalajara, de Caxias, Ana estudou só com o auxílio dos fascículos de Astronomia de O DIA e alimenta com a vitória o sonho de ser perita. Para a viagem, ela leva o marido e planeja uma lua de mel, que não teve, em alto estilo.

A disputa pelo primeiro lugar foi acirrada: foram quatro rodadas de desempate entre Ana Luiza, Alan Almeida dos Santos e Giuliano de Sant’ana. Aluno do 3º ano do Colégio Maria Marina Pinto Silva, de Trajano de Moraes, Alan foi o vice. “Estudava na biblioteca e levava vários livros para casa”, contou o jovem, que quer ser jornalista.

Dono do terceiro lugar, Giuliano não escondia a decepção. Aluno do 3º ano do Deodato Linhares, de Miracema, ele derrapou no nervosismo. “Era muita gente olhando, eu lia a pergunta e não entendia nada”, justificou, chateado, mas garantindo que o afinco com os estudos não vai parar por aí: ele pensa em trabalhar com física.

No quarto lugar, empate técnico. Renan Ferreira, 16, do 2º ano do Januário de Toledo Pizza, em São Sebastião do Alto, futuro médico, ama Astronomia desde os 10 anos, quando já colecionava miniaturas do Sistema Solar e passava tardes vendo programas do gênero. Vinicius Bernardes, 17, do 3º ano do Governador Roberto Silveira, de Caxias, vai usar o telescópio que ganhou para investigar ainda mais o céu e seguir carreira na área.

“Minha mão suava, o nervosismo me ganhou”, lamentou Renan, que virou noites estudando. Já Vinicius saiu conformado. “Só ter chegado até aqui já valeu a pena!”, disse o jovem. Os 100 melhores colocados nas Olimpíadas ganharam lunetas. Desse total, os 40 com melhores resultados também levaram para casa um kit do Jornal
O DIA, com livros e DVDs. Os cinco finalistas juntaram aos prêmios um telescópio.
Ana vai curtir simulador de viagem espacial

Nas férias de julho, Ana vai conhecer o Museu Aeroespacial em Washington e o Kennedy Space Center, na Flórida, estação de lançamento da Nasa e palco de momentos históricos, como o início da Apollo 11, missão que levou o homem pela primeira vez à Lua.

Em uma viagem de sete dias e seis noites, a jovem vai ver de perto os bastidores do dia a dia dos astronautas e cientistas que vivem, literalmente, com a cabeça do espaço. Lá, Ana vai ver de perto as torres de apoio de foguetes que levam naves, como a Discovery. O parque reúne ainda museus e simuladores, como o que recria viagem a bordo, e duas salas de cinema, que exibem filmes de missões da Nasa ou sucessos como ‘Jornada nas Estrelas’.

Ana terá direito a guia
exclusivo, um representante do Consulado Americano, que vai acompanhá-la na viagem.
Outros semifinalistas

Colégio Estadual Arruda Negreiros: Julianna Rodrigues Vasconcellos.
Colégio Estadual Deodato Linhares: Douglas Machado Tostes, Douglas Rangel Silva, Fabiana da Silva Carneiro, Juan Carlos Afonso Souza, Lucília Micichelli Tederiche, Rodolfo Nunes da Silva, Sabrina Aparecida Alves Venâncio, Wanessa de Carvalho Silva, Weverton Dias de Oliveira e Yasmim Pinheiro.
Colégio Estadual Dr. Guilherme Milward: Cássia Aparecida Carneiro de Faria e Natália Cristina Caetano de Ramos.
Colégio Estadual Guadalajara: Anderson Clayton da Silva Alves, Andressa dos Santos Ramos e Ulli Carneiro Farias.
Colégio Estadual João Maurício Brum: Beatriz Caroline Gonçalves Mazer e Schayana Ferreira da Silva.
Colégio Estadual José Cardoso de Moraes: Welliton Figueiredo de Morais.
CE José Fonseca: Gresilaine Gomes Guimarães e José Geraldo Oliveira da Silva.
CE Maria Marina Pinto Silva: Arian Conde de Oliveira e Germano Machado Mangia.
Colégio Estadual Mariano Procópio: Lucas Loureiro Ribeiro.
Colégio Estadual Monsenhor Francisco: Fabrício André Gomes da Silva.
Colégio Estadual Paulo Freire: Camila Cristina Gouvêia, Laís de Carvalho Pereira de Silva e Núbia Silles Diamente Rodrigues.
CE Professor Francisco Portugal Neves: Amanda Modesto dos Santos Silva, Carlos Pedro dos Reis Delicado Joaquim, Elizabeth da Silva Lins, Júlio Cesar Silva Brandão e Taís Alves.
Colégio Estadual Vila Bela: Maxion Gonçalves Pereira.
Instituto Estadual Governador Roberto Silveira: Monique Lacerda Martins.

Comentários

Postagens mais visitadas