Palestra: "15/02/2013 - Dia do Asteroide"


Resumo: “Na sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013, enquanto o mundo aguardava atento a passagem “rasante” de um grande asteroide (2012 DA14) um acontecimento não previsto assustou a todos. Um bólido causou estragos e centenas de feridos em uma cidade russa. Muitas especulações de última hora foram levantadas. Ressurgiram dúvidas sobre uma ameaça cósmica. O que é um bólido? Qual a diferença entre bólido, asteroide e meteorito? Estamos em perigo? O que fazer para evitar um impacto celeste numa região habitada de nosso planeta? Estamos preparados?” 

Esta será a palestra a ser apresentada por Naelton Mendes de Araujo, astrônomo da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro. Bacharel em Astronomia pela UFRJ. Foi analista Orbital da StarOne (Embratel) por quase 10 anos, onde fez o controle orbital dos satélites Brasilsats. Mestre em divulgação e Ensino de Ciências pelo Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ. Coordenador do grupo de discussão virtual sobre Astronomia e Astronáutica: Urânia Brasil. Membro do Conselho do Encontro Nacional de Astronomia (ENAST). 

Antes, porém teremos "O Céu do Mês- março" na palavra do Diretor José Julio Nogueira, que mostrará os fatos astronômicos e os fenômenos celestes previstos ao alcance do amador de Astronomia. 

DATA: 27 de fevereiro de 2013 (quarta-feira) 
LOCAL: Rua Alcindo Guanabara 24 – 13º andar - Centro - RIO DE JANEIRO- RJ
HORA: 20,00 h 

CLUBE DE ASTRONOMIA DO RIO DE JANEIRO
CAIXA POSTAL 65090 - CEP 20072-970- RIO DE JANEIRO- RJ 

Comentários

Postagens mais visitadas