Viagens Espaciais na Ficção Cientifica

No sábado, dia 21 de setembro, entre 10h às 18h, a Sabina Escola Parque do Conhecimento irá receber diversos Clubes de Ficção Científica e convida todos os visitantes para participarem desse belo evento. Basta vir caracterizado com um personagem de ficção científica e curtir a programação. Mas, se você não vier caracterizado, não tem problema! Poderá fazer parte do júri, elegendo a melhor caracterização.


...
10:00 às 11:00 – Palestra Especial: “Viagens Espaciais na Ficção Cientifica”, com o palestrante Naelton Mendes de Araujo, astrônomo e mestre em divulgação científica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Auditório da Sabina, evento gratuito, com limitação de 99 lugares, de acordo com a ordem de chegada.

RESUMO

Nosso público já está tão acostumado a ver histórias de astronautas e alienígenas cruzando o vácuo do espaço em seus reluzentes veículos. Esta palestra é uma forma de ver como a fantasia humana interpretou esse tema fascinante ao longo de alguns momentos históricos marcantes. Nesta palestra me proponho a contar as diversas histórias do mundo das naves espaciais fictícias. Veremos como as artes narrativas (literatura, teatro, cinema e tv) retrataram o desafio de viajar para fora da Terra ano após ano desde Julio Verne até Star Trek. É meu objetivo mostrar como a imagem da Astronáutica foi sendo encarada ao longo do tempo. No entanto, há uma quantidade tão grande de obras de qualidade com o tema espacial que é preciso escolher apenas algumas obras de destaque. Nosso fio condutor serão as viagens espaciais sob a óptica da ficção científica, tanto literatura como cinema e televisão.

Comentários

Postagens mais visitadas